FLIP 2019 debate sobre preconceito e afroempreendedorismo

Primavera Editorial debate sobre preconceito e afroempreendedorismo na Casa da Porta Amarela
Primavera Editorial debate sobre preconceito e afroempreendedorismo na Casa da Porta Amarela

rabalhar a diversidade de uma maneira ampliada e trazendo a literatura para um espaço de transformação será o mote da participação da Primavera Editorial na FLIP 2019.  A editora levará para a Casa da Porta Amarela – ponto de encontro para a troca de experiências sobre livros, leitura e literatura produzida por autores e editoras independentes – um debate sobre preconceito, afroempreendedorismo e black money. Para abordar o tema, a mesa contará com as participações dos empreendedores Débora Luz e Bruno Brígida, do Clube da Preta. O bate-papo será na sexta-feira, 12 de julho, às 12h30, na Rua da Candeia, 18. A mediação será da jornalista Betânia Lins.

Além de promover e participar de mesas literárias, a Primavera Editorial destacará na FLIP 2019 alguns lançamentos que abordam a importância de trabalhar em prol da diversidade nos negócios e no mundo corporativo. Entre as obras, Brilhe na sua praia– fruto de uma inquietação ambientada entre a exasperação e o otimismo de duas garotas negras inglesas. Na obra, as jovens Yomi Adegoke e Elizabeth Uviebinené assumiram o desafio de entrevistar 39 das mais pioneiras mulheres negras na Grã-Bretanha para contar o curso de desenvolvimento pessoal de cada uma delas. O resultado é um sucesso editorial no Reino Unido, que traz depoimentos de mulheres bem-sucedidas como Amma Asante, atriz, roteirista e diretora premiada com o BAFTA de Cinema; Vanessa Kingori, diretora de redação da British Vogue; e Denise Lewis, medalha de ouro na Olímpiada de Sidney, em 2000, no heptatlo.

egundo Yomi, jornalista e uma das autoras, as mulheres negras fazem muito sucesso e, atualmente, estão criando um verdadeiro tsunami feminista. “No livro, destacamos a atuação de mulheres que se parecem conosco, crescem em lugares semelhantes, falam como nós e inovam em todos os setores da sociedade”, salienta. Da educação ao namoro, o livro inspira ao trazer relatos honestos que celebram os avanços das mulheres negras. Ao mesmo tempo, traz conselhos práticos para as mulheres que querem fazer o mesmo e criar um futuro melhor e visível.

De acordo comLarissa Caldin, publisher da Primavera Editorial, Brilhe na sua Praia é uma obra inspiradora para mulheres negras de todas as idades. “Essa narrativa também está presente nas redes sociais das autoras, que trazem conteúdos que estimulam a reflexão e insights sobre a condição feminina na sociedade contemporânea, sobretudo no que se refere às  mulheres negras”, conta Larissa, que representará a editora em mesas literárias na FLIP 2019.

AGENDA DA PRIMAVERA NA FLIP 2019

Dia 11 | quinta-feira, 19h30 – Casa da Porta Amarela

Bate-papo: O mundo interno na literatura

Andamos tão angustiados com quem achamos que deveríamos ser; com quem achamos que os outros deveriam ser; e como achamos que a vida deveria ser que acabamos desfrutando muito pouco do que realmente somos, do que os outros são e de como a vida é. Mais: acabamos nos perdendo de quem nós somos. Mas, afinal, quem nós somos? Em “O mundo que habita em nós”, Liliane Prata faz uma jornada filosófica e literária rumo ao resgate do que chamamos “eu”. Alguma dor sempre fará parte da condição humana, mas é possível – acredita a autora –, nos sentirmos menos perdidos de nós em tempos tão intensos. Participantes:Liliane Prata (Ed. Instante), Germana Zanettini (Laranja Original) e Larissa Caldin (Primavera Editorial) Mediação: Tatiany Leite

Dia 13 | sábado, 18h – Casa PublishNews

Papo de boteco: ‘Escute o que ela diz’

Com Larissa Caldin, Camila Cabete e Fabio Uehara + Happy Hour da Primavera

Dia 14 | domingo, 11 horas – Casa Fantástica

Bate-papo: Feminismo infiltrado: fantasia? O feminismo na ficcção
Participação de Larissa Caldin (publisher da Primavera Editorial)

 Sobre a editora

A Primavera Editorial é uma editora que busca apresentar obras inteligentes, instigantes e acalentadoras para a mulher que busca emancipação social e poder sobre suas escolhas. www.primaveraeditorial.com

Sobre assessoria@blocotomecontademim.com.br 176 Artigos
assessoria@blocotomecontademim.com.br

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.