Em conversa com Ana Minuto, cocriadora do evento e mulher negra com 25 anos de carreira dedicadas à inclusão racial, o executivo compartilhou a visão da companhia sobre diversidade, que está no DNA da Avon. Daniel apresentou um panorama sobre a jornada para acelerar a equidade racial na companhia, reforçou metas do compromisso antirracista e contou como os temas relacionados à inclusão são tratados internamente e nas comunicações da marca.
“Diversidade, para a Avon, vai muito além de uma pauta, é a nossa essência, a nossa raiz. O propósito de ser mais do que uma empresa de beleza acompanha a nossa história há 135 anos, quando criamos um modelo de negócios para estimular o empoderamento e empreendedorismo das mulheres, oferecendo a oportunidade de independência financeira em uma época em que elas não tinham direito ao voto”, afirmou.
Além disso, desde 2018, a Avon formalizou um compromisso global com a Organização das Nações Unidas (ONU) no combate à discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais (LGBTQ+) no ambiente corporativo, por meio da adoção dos Padrões de Conduta Empresarial.
O líder da Avon Brasil, que faz parte do Grupo Natura &Co, a 4ª maior empresa de beleza para o mundo, afirmou que antes de comunicar a diversidade é preciso ser diverso de fato. Para isso, é essencial definir metas, estabelecer compromissos e vivenciar essa cultura dentro da empresa. Internamente estas ações são discutidas pela Rede pela Diversidade, criada por colaboradores voluntários e que conta com células para promoção de debates e desenvolvimento de ações de equidade étnico-racial e de gênero, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. “Há cinco anos, a companhia iniciou uma jornada para maior equidade racial. O primeiro passo foi estudar o cenário e desenvolver um plano de ação robusto, com metas de curto e de longo prazo”, explicou.
Durante a conversa, Daniel disse que diversidade traz inovação e mencionou o estudo sobre os tons de pele das brasileira realizado pela Avon, que culminou na ampliação de portfólio de maquiagem com produtos para atender a demanda dessas consumidoras. Ele destacou, ainda, o Compromisso Antirracista da companhia, lançado em novembro de 2020 para dar continuidade às iniciativas da Rede. O documento inclui um processo de educação interna, da própria companhia, aliado à maior representatividade do time e também na forma como a marca se expressa em todas as suas comunicações e campanhas.
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