You don’t know me
Bet you’ll never get to know me
You don’t know me at all
Feel so lonely
The world is spinning round slowly
There’s nothing you can show me
From behind the wall
Nasci lá na Bahia
De mucama com feitor
O meu pai dormia em cama
Minha mãe no pisador
Laia, ladaia, sabatana Ave-Maria
Laia, ladaia, sabatana Ave-Maria
You don’t know me
Bet you’ll never get to know me
You don’t know me at all
Feel so lonely
The world is spinning round slowly
There’s nothing you can show me
From behind the wall
Eu agradeço ao povo brasileiro
Norte, Centro, Sul, inteiro
Onde reinou o baião
Você não me conhece
E aposto que nunca vai me conhecer
Você não me conhece mesmo
Me sinto tão sozinho
O mundo gira devagar
Não há nada que você possa me mostrar
Por detrás da parede
Nasci lá na Bahia
De mucama com feitor
O meu pai dormia em cama
Minha mãe no pisador
Laia, ladaia, sabatana Ave-Maria
Laia, ladaia, sabatana Ave-Maria
Você não me conhece
E aposto que nunca vai me conhecer
Você não me conhece mesmo
Me sinto tão sozinho
O mundo gira devagar
Não há nada que você possa me mostrar
Por detrás da parede
Eu agradeço ao povo brasileiro
Norte, Centro, Sul, inteiro
Onde reinou o baião
A MPB, sigla derivada da expressão Música Popular Brasileira, é um gênero musical surgido no Brasil em meados da década de 1960.[1]A MPB surgiu a partir de 1966 na cidade do Rio de Janeiro com a segunda geração da bossa nova, mas com uma forte influência do folclore brasileiro que já vinha desde 1932.[2] Na prática, a sigla MPB anunciou uma fusão de dois movimentos musicais até então divergentes, a bossa nova e o engajamento folclórico dos Centros Populares de Cultura da União Nacional dos Estudantes. Os primeiros defendendo a sofisticação musical e os segundos, a fidelidade à música de raiz brasileira. Seus propósitos se misturaram e, com o golpe de 1964, os dois movimentos se tornaram uma frente ampla cultural contra o regime militar, adotando a sigla MPB na sua bandeira de luta.
A MPB começou com um perfil marcadamente nacionalista, mas foi mudando e incorporando elementos de procedências várias, até pela pouca resistência, por parte dos músicos, em misturar gêneros musicais. Esta diversidade é até saudada como uma das marcas deste gênero musical. Pela própria hibridez, é difícil defini-la.
O nome MPB pode, em determinados momentos, criar confusão por aparentemente se referir a qualquer música popular do Brasil, porém é importante diferenciar MPB – o estilo musical – de outros, como o samba, o choro, a bossa nova etc. Apesar de todos terem ligações, não são a mesma coisa. Assim como a bossa nova, a MPB foi uma tentativa de produzir uma música brasileira “nacional” a partir de estilos tradicionais. A MPB teve um impacto considerável na década de 1960, em grande parte graças a vários festivais de música na televisão.
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