Com performance de Olodum com Margareth Menezes, espetáculo “Solano, vento forte africano” e show de MC Soffia, Afro Presença 2021 divulga programação com mais de 180 horas de conteúdo

Para sua segunda edição que acontece nos próximos dias 8, 9 e 10 se setembro, o Afro Presença 2021, evento promovido pelo Ministério Público do Trabalho e pela Rede Brasil do Pacto Global (ONU) que visa encorajar o diálogo e ações afirmativas para a inclusão de universitários e universitárias negros e negras no mercado de trabalho, preparou uma programação com cerca de 180 horas de conteúdo, 3 aulas magnas, 3 performances artísticas e mais de 70 mesas de debates.

foto
Reprodução

Com conteúdos divididos nas temáticas “Sociedade em Debate”, “Carreira em Debate”, “Mercado em Debate”, “Conferência Livre dos Movimentos Sociais” e “Vitrine de Oportunidades”, o evento traz nomes de peso como a jornalista e apresentadora Luciana Barreto, a jornalista Flávia Oliveira, o jornalista e crítico de TV Mauricio Stycer, o jornalista, escritor, cartunista e ativista na luta pela igualdade racial no Brasil Maurício Pestana, a produtora e atriz Maria Gal, a atriz, jornalista, apresentadora e ex-atleta olímpica Lica Oliveira, o ex-atleta e um dos principais nome do atletismo brasileiro Zequinha Barbosa, o ator brasileiro Val Perré, e a premiada poetisa, jornalista, escritora, cantora e atriz brasileira Elisa Lucinda.

O influenciador e criador do “Voz das comunidades” Rene Silva, a stylist e editora de moda Suyane Ynaya, a artista Igi Ayedun, a jornalista Luiza Brasil, a ativista climática Amanda da Cruz Costa, o fundador e CEO da Empodera Leizer Vaz Pereira, a CEO da EmpregueAfro Patrícia Santos, e a fundadora e diretora executiva do ID_BR Luana Génot, também farão parte dos diversos debates acerca de temas como sustentabilidade, futuro do mercado de trabalho, saúde mental, cultura. Já as aulas magnas ficarão a cargo da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, do Cofundador do Instituto Brasileiro da Diversidade e ativista do movimento negro Hélio Santos, e do antropólogo brasileiro-congolês especialista em antropologia da população afro-brasileira, Kabengele Munanga.

A parte do entretenimento do Afro Presença 2021 fica por conta do espetáculo teatral “Solano, Vento Forte Africano”, que conta sobre a trajetória do artista Solano Trindade, além de apresentações da rapper, cantora e compositora MC Soffia e do icônico Olodum, considerado um patrimônio imaterial da Bahia, com perfomance em conjunto com a prestigiada cantora Margareth Menezes. O evento ainda prepara dinâmicas interação do público com painelistas, oficinas e uma “Vitrine de Oportunidades”, com oportunidades de vagas de trabalho. “A programação do Afro Presença 2021 é um reflexo do evento que desejamos entregar para a população negra, um evento criado com foco em mercado de trabalho e carreira, em debater e lutar contra as desigualdades, mas também um lugar onde pessoas negras possam se sentir seguras, debater sobre diversos temas, trazer suas perspectivas e, também se divertirem. Esperamos que todos os participantes possam ser impactados positivamente pelo conteúdo disponibilizado durante o evento, e que cada vez mais pessoas negras derrubem muros e abram portas”, ressalta Valdirene Silva de Assis, Procuradora do Ministério Público do Trabalho, Coordenadora da Coordigualdade do MPT-SP e do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários do MPT.

Nesta edição, o evento conta com o apoio de grandes marcas como B3, BASF, Bayer, Bradesco, BTG Pactual, Coca-Cola, Colgate, Dow Química, Itaú, J.P. Morgan Brasil, Natura, Santander, TIM e Unilever. Para conferir a programação completa e participar, basta acessar o site https://www.afropresenca.com.br e preencher o formulário de inscrição. As inscrições estarão abertas até o final do evento (10 de setembro).

Serviços
O evento acontecerá entre 9h e 21h nos três dias.
Para mais informações acesse: https://www.afropresenca.com.br

Sobre o Ministério Público do Trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) é o ramo do MPU que tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores. Cabe ao MPT promover a ação civil pública no âmbito da Justiça do Trabalho para defesa de interesses coletivos, quando desrespeitados direitos sociais constitucionalmente garantidos aos trabalhadores. Para mais informações, visite o site https://mpt.mp.br/ e siga o MPT nas redes sociais @mptrabalho.

Sobre a Rede Brasil do Pacto Global da ONU

A Rede Brasil do Pacto Global foi criada em 2003, e hoje é a terceira maior do mundo, com cerca de 1,3 mil membros. Os mais de 40 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em https://www.pactoglobal.org.br

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.