Sociedade, mercado e carreira são os temas com os quais a TIM vai contribuir no Afro Presença 2021. O evento, totalmente virtual e gratuito, é coordenado pelo Ministério Público do Trabalho de São Paulo e realizado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU até amanhã. Estão previstas na programação palestras, painéis, cursos online e a divulgação de vagas de emprego em todo o Brasil. O evento será transmitido ao vivo, das 10h às 20h, pelo site www.afropresenca.com.br ou pelo canal do Ministério Público do Trabalho no YouTube (youtube.com/TVMPT).
A TIM é uma das empresas apoiadoras do evento e está entre os destaques das atrações. Seu estande virtual conduz as pessoas interessadas a uma programação própria composta por palestras sobre temas relacionados a políticas de mercado ESG — sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança corporativas. Em assuntos que vão desde inovação, telecomunicação, agronegócio, energia renovável, diversidade e inclusão, um time de executivos da operadora vai se dividir para compartilhar informações com pessoas negras universitárias ou recém-formadas que buscam espaço no mercado de trabalho.
Hoje, os representantes da TIM falarão sobre práticas sociais. A empresa exibirá o atual mapa da cobertura 4G da operadora no Brasil e exemplos sobre conectividade e inovação no agronegócio. A operadora também explicará seu posicionamento, compromisso e o programa de diversidade e inclusão, além de tratar de investimentos sociais e privados, narrando a história do Instituto TIM.
Amanhã, o tema de debate será sobre governança e compliance, com três palestras em seu estande virtual. A primeira trata da nova Lei Geral de Proteção de Dados e normas de compliance. Em seguida, serão abordadas definições do 5G e, por fim, a operadora apresentará cases e perspectivas de aplicação da tecnologia de quinta geração no Brasil. Ontem, a TIM tratou de seus projetos e inciativas na área do meio ambiente, e de seu plano
ESG, e apresentou um panorama sobre o uso crescente de sistemas de nuvem no mercado corporativo.
A operadora também abordou o seu plano estratégico para oferecer cobertura de rede e voz a lugares remotos do país. Em sua segunda edição, o Afro Presença já é o maior evento da América Latina para empregabilidade de pessoas negras em fase universitária ou recém-formadas e, por isso, se tornou uma importante plataforma para as empresas apoiarem e aplicarem ações afirmativas para essa população.
“Abrir espaços para o público interno e externo da TIM refletir sobre a realidade e os desafios enfrentados no dia a dia da sociedade também é um meio de gerar transformação no mercado corporativo e na sociedade. Buscamos ser inclusivos e valorizar a diversidade também, inclusive, nas formas de apoiar e realizar ações que acreditamos ser de longo prazo”, afirma Maria Antonietta Russo, vice-presidente de Recursos Humanos da TIM Brasil.
Dados mais recentes da TIM apontam que 35% das pessoas se autodeclaram negras. “Buscamos elevar esses números, ano a ano, por meio de programas constantes e revisões de nossas políticas internas”, explica a vice-presidente de RH. Entre as diferentes ações da TIM com foco em equidade racial, está o programa de estágio
inclusivo, com 50% das vagas reservadas a estudantes negros.
Além disso, outras ações reforçam a atuação da empresa na pauta racial como o Teclado Consciente TIM, aplicativo que alerta sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias no celular; eventos educativos sobre temas de diversidade e inclusão; ações internas e abertas à sociedade pelo TIM Convida e pelo TIM Talks; além da criação e atuação dos grupos de afinidade, incluindo de raça, formados por colaboradores voluntários.
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