Presidente da Avon Brasil apresenta jornada da empresa contra o racismo em evento sobre desenvolvimento de pessoas negras no mercado de trabalho

Presidente da Avon Brasil apresenta jornada da empresa contra o racismo em evento sobre desenvolvimento de pessoas negras no mercado de trabalho
Reprodução
Daniel Silveira, presidente da Avon Brasil, participou nesta terça-feira (30) do Potências Negras Summit, promovido pela Minuto Consultoria e a Escola Profissas. Trata-se do primeiro evento de grande porte dedicado ao desenvolvimento de pessoas negras no mercado de trabalho no Brasil.

Em conversa com Ana Minuto, cocriadora do evento e mulher negra com 25 anos de carreira dedicadas à inclusão racial, o executivo compartilhou a visão da companhia sobre diversidade, que está no DNA da Avon. Daniel apresentou um panorama sobre a jornada para acelerar a equidade racial na companhia, reforçou metas do compromisso antirracista e contou como os temas relacionados à inclusão são tratados internamente e nas comunicações da marca.

“Diversidade, para a Avon, vai muito além de uma pauta, é a nossa essência, a nossa raiz. O propósito de ser mais do que uma empresa de beleza acompanha a nossa história há 135 anos, quando criamos um modelo de negócios para estimular o empoderamento e empreendedorismo das mulheres, oferecendo a oportunidade de independência financeira em uma época em que elas não tinham direito ao voto”, afirmou.

Além disso, desde 2018, a Avon formalizou um compromisso global com a Organização das Nações Unidas (ONU) no combate à discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais (LGBTQ+) no ambiente corporativo, por meio da adoção dos Padrões de Conduta Empresarial.

O líder da Avon Brasil, que faz parte do Grupo Natura &Co, a 4ª maior empresa de beleza para o mundo, afirmou que antes de comunicar a diversidade é preciso ser diverso de fato. Para isso, é essencial definir metas, estabelecer compromissos e vivenciar essa cultura dentro da empresa. Internamente estas ações são discutidas pela Rede pela Diversidade, criada por colaboradores voluntários e que conta com células para promoção de debates e desenvolvimento de ações de equidade étnico-racial e de gênero, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. “Há cinco anos, a companhia iniciou uma jornada para maior equidade racial. O primeiro passo foi estudar o cenário e desenvolver um plano de ação robusto, com metas de curto e de longo prazo”, explicou.

Durante a conversa, Daniel disse que diversidade traz inovação e mencionou o estudo sobre os tons de pele das brasileira realizado pela Avon, que culminou na ampliação de portfólio de maquiagem com produtos para atender a demanda dessas consumidoras. Ele destacou, ainda, o Compromisso Antirracista da companhia, lançado em novembro de 2020 para dar continuidade às iniciativas da Rede. O documento inclui um processo de educação interna, da própria companhia, aliado à maior representatividade do time e também na forma como a marca se expressa em todas as suas comunicações e campanhas.

“O Compromisso Antirracista vem para acelerar essa mudança e deve refletir em tudo o que é feito externamente, tanto nas campanhas e ações publicitárias quanto na atração de talentos, para que todos estejam alinhados a esse propósito”, complementa. “Nesse processo de mudança efetiva, é indispensável o engajamento da alta liderança. A diversidade é um processo contínuo que já faz parte da cultura da Avon e, por isso, exige gestão, diálogo e metas claras. Internamente, nossos grupos estão conectados com a alta liderança e nos ajudam a visualizar o melhor caminho, o que está funcionando e o que precisa de ajuste. Acreditamos que apenas por meio de um processo de gestão concreto nós teremos um acompanhamento efetivo das metas e a garantia de seu cumprimento”, afirma.

O Potências Negras Summit reuniu 12 horas de conteúdo gratuito, que já somam mais de 15 mil visualizações e ainda podem ser conferidos no site http://www.potenciasnegras.com.br. Ao todo, foram mais de 17 mil inscritos.

O executivo finalizou sua participação no evento dando dicas para outras empresas que também estão nessa jornada de transformação e reconhecendo que ainda há muito o que construir. “Embora estejamos orgulhosos de tudo o que fizemos e estamos fazendo, sabemos que nosso esforço e progresso, embora importantes, têm sido insuficientes frente ao tamanho da transformação que podemos e devemos promover. Temos o objetivo de tornar a Avon tão diversa quanto o Brasil, por isso sabemos que esse é um caminho que está longe do fim e que há muito pela frente. Nosso próximo passo é influenciar nossos parceiros e prestadores de serviço de forma efetiva e positiva, para que também adotem medidas de ampliação da diversidade”.
Sobre Victor Miller 75 Artigos
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro

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