Celebrando o Dia da Mulher Negra Latino-Americana com um compromisso antirracista contra discriminações e pela equidade

Há mais de um ano, estamos vivendo em uma pandemia que teve um impacto significativo em toda a sociedade, sendo que as mulheres, em especial negras e pobres, foram as mais afetadas. Mulheres que não se deixam abalar pelos mais diferentes desafios e obstáculos e ainda encontram forças para provocar mudanças no mundo. No TikTok, essa força, autenticidade e energia positiva são extremamente valorizadas e queremos que cada vez mais elas encontrem um espaço seguro e acolhedor em nossa plataforma.

foto
Reprodução

Por isso, escolhemos o dia 25 de julho, Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Afrocaribenha e Dia Nacional de Tereza Banguela para assumirmos um compromisso com a comunidade do TikTok. A data é um marco de resistência de mulheres negras e um reconhecimento histórico de suas contribuições para a construção do continente e do Brasil. Para o TikTok Brasil, é uma lembrança da responsabilidade que temos com a nossa comunidade.

O TikTok não tolera discriminação e racismo e estamos comprometidos com ações específicas e concretas para construir uma plataforma diversa, que reflita o mundo em que vivemos. Acreditamos que a diversidade de nossa comunidade é uma grande parte do que torna o TikTok um lugar inspirador e acolhedor e queremos promover e proteger isso a cada dia mais. Sabemos que esse é um trabalho que vai muito além de uma data, por isso, estamos atuando em diferentes frentes para buscar cada vez mais diversidade e equidade dentro da empresa, da plataforma e na sociedade.

#SouDonadaMinhaVoz

Para celebrar a data, entre os dias 25 e 31 de julho, vamos dar visibilidade para os conteúdos sobre diversidade e criadoras negras, com a hashtag #SouDonaDaMinhaVoz, e promoveremos uma série de LIVEs. A programação está repleta de atrações que visam inspirar e empoderar a diversidade em nossa plataforma, com a participação da cientista de dados Nina da Hora , Silvia Nascimento, do site Mundo Negro , da streamer Sher Machado ( @transcurecer ), Andressah Catty , e das atletas Sabrina Cristina e Vanessa Cristina . A programação completa você confere aqui .

Apoio a organizações

Como parte dos nossos compromissos, apoiamos a 3a edição do Elas Periféricas, em parceria com a Fundação Tide Setubal e anunciamos as 60 organizações selecionadas para receber investimento financeiro, apoio técnico e mentoria por 12 meses.

Esse é um exemplo da importância de, sendo uma empresa global, construirmos pontes com organizações que compreendam o contexto local, para que juntos possamos construir projetos de responsabilidade socioambiental que colaborem de forma significativa para a sociedade. Considerando os pilares temáticos que atuamos, priorizaremos em nossas estratégias de investimento social privado a alocação de recursos em projetos liderados por negros ou que tenham como público alvo expresso a população negra, como temos feito com Olodum e Digital Favela .

Estímulo ao empreendedorismo negro

O fomento à economia digital e o empreendedorismo faz parte de um dos pilares de atuação social. Nesse campo, compreendemos os desafios do empreendedorismo negro e por isso já construímos parcerias relevantes como a com BlackRocks e com a Feira Preta. Nosso compromisso é expandir as contribuições para o desenvolvimento de negócios e startups, olhando para outros estados, considerando os desafios regionais do país.

Recrutamento e desenvolvimento interno dos profissionais

Para garantir a visão diversa, olhar para dentro da nossa empresa é um dos primeiros passos. Buscando tornar nossas equipes mais equitativas e inclusivas, firmamos parceria com organizações que nos ajudarão a educar os usuários do nosso aplicativo sobre oportunidades de emprego no mercado para a população negra, apoiar o desenvolvimento dos nossos profissionais com treinamentos e aproximar talentos negros do TikTok.

Campanhas diversas e representativas

Acreditamos que para gerar mudança, precisamos dar o exemplo e, por isso, reafirmamos nosso compromisso em buscar aumentar a representatividade em todas as campanhas externas de marketing e comunicação para garantir que nossa própria produção criativa como empresa continue a refletir as diversas comunidades que fazem parte do TikTok. Sempre buscamos ser inclusivos e continuaremos a promover equidade de pessoas negras nas ações de marca de forma cada mais representativa da diversidade brasileira.

Ouvindo organizações e criadores

O TikTok não teria alcançado tal sucesso sem a criatividade e a expressão autêntica das criadoras negras. Reconhecemos a importância de construir espaços de conversas para escutarmos os desafios que elas vivenciam em nossa plataforma. Não apenas para criadores negras, mas para a comunidade diversa de grupos socialmente excluídos, de forma que possamos escutar vozes representativas.

Desenvolvendo novos criadores e dando espaço para novos artistas

Buscando aumentar a diversidade em nossa comunidade de criadores, avançamos na construção de parcerias e vamos apoiar o desenvolvimento de criadores de conteúdo e a profissionalização da indústria de conteúdo digital. Neste ano, selecionaremos criadores negros e da nossa comunidade diversa para participar de um programa de aceleração. Como a música é uma parte importante do DNA criativo do TikTok, estamos apoiando artistas negros que estão começando em suas carreiras. Este trabalho começou em novembro do ano passado, e será expandido durante o ano.

Engajamento de artistas da plataforma

Um dos grandes diferenciais da nossa plataforma é termos uma comunidade de artistas muito engajada e que se envolvem diretamente em iniciativas de diversidade e inclusão promovidas pelo TikTok. Nosso compromisso é engajar com artistas, convidando-os um envolvimento mais direto em nossas ações de impacto social.

Aprimorando nossas ferramentas para tornar a plataforma um lugar mais seguro para nossa comunidade

Garantir um ambiente seguro e acolhedor para que nossos criadores possam se expressar de forma criativa e autêntica é uma prioridade para nós. Sabemos que diferentes perspectivas enriquecem a sociedade como um todo e, por isso, estamos ampliando a diversidade racial das nossas equipes de segurança. Nosso Conselho Consultivo de Segurança no Brasil é diverso e conta com representantes de diferentes comunidades.

Para mitigar eventuais vieses na moderação, treinamos constantemente nosso time sobre temas de combate ao racismo e outros tópicos de diversidade. Nossos sistemas de detecção de palavras-chave associadas a termos inequivocadamente racistas serão constantemente revisados e estamos trabalhando para aprimoramos o aplicativo para facilitar a denúncia, oferecendo a opção “discriminações e comportamento de ódio” e ampliaremos a divulgação deste canal.

Investimos continuamente em tecnologia e estratégias de moderação e ferramentas para que as pessoas possam ter mais controle sobre sua experiência no TikTok.

Recentemente apresentamos um recurso que permite que as pessoas reportem até 100 comentários de uma só vez ou bloqueiem contas em grupos. Também a presentamos avisos que pedem que as pessoas reflitam antes de postar um comentário possivelmente maldoso , além de trabalhar continuamente para cultivar a gentileza em nossa comunidade. Não há uma linha de chegada quando falamos de segurança, e nossas Diretrizes da Comunidade existem para proteger os usuários enquanto mantemos uma experiência segura e acolhedora na plataforma.

Para garantir que todas essas ações resultem em um impacto positivo, vamos estabelecer parceria com organizações para avaliar e monitorar o que estamos fazendo. Somos inspirados todos os dias por tudo que as criadoras, artistas e parceiras negras fazem no Brasil e no mundo. Sem elas, a plataforma não seria a comunidade alegre e criativa que queremos ser. Por isso, queremos garantir um espaço em que todos possam pertencer.

Das nossas criadoras de conteúdo e parceiras

“Trabalhando como criadora de conteúdo há 7 anos, chegou um momento que precisei de fato entender que é praticamente impossível desassociar esse trabalho da vida pessoal. Sei que muitos dizem que é possível, mas na minha experência digo que a cada ano isso se funde mais e mais. Por isso hoje não abro mão de me sentir segura e confortavél numa plataforma. TikTok é meu espaço segura na internet, tanto como criadora quanto como espectadora (porque sim, eu consumo demais por aqui). Pela primeira vez eu pude entender que mesmo uma plataforma tão grande pode seguir sendo humanizada.” – Sá Ollebar, influenciadora digital e criadora de conteúdo no TikTok.

“Este posicionamento é muito positivo para as próximas gerações que utilizam a plataforma para expressar sua criatividade e opiniões e como parte de uma geração que está ansiosa por ajudar a pensar novos caminhos no Brasil, tenho tido uma boa experiência como conselheira consultiva de segurança, principalmente pela escuta ativa por parte do TikTok.” – Nina da Hora, cientista de dados e membro do Conselho Consultivo de Segurança do TikTok no Brasil

“Eu enxergo o TikTok como uma ferramenta de entretenimento e política, uma nova forma de interação e um novo jeito de integrar gerações. Para nós da BlackRocks estar com uma empresa em franco crescimento, que poderia estabelecer relações diferentes com instituições como a nossa é muito importante e potente. Saber que a BlackRocks foi uma instituição escolhida para estar mais próxima de uma ferramenta que chega em bilhões de pessoas e muito potente.” – Maitê Lourenço, fundadora do BlackRocks Startups.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.