Instituto Avon investe mais de R$ 5 milhões em iniciativas dedicadas à segurança e saúde de mulheres durante a pandemia de Covid-19

O Instituto Avon, braço social da Avon, investiu, em 2020, mais de R$ 4,5 milhões em projetos sociais dedicados ao enfrentamento da violência contra mulheres e meninas e mais de R$ 1,2 milhões em iniciativas voltadas à detecção precoce do câncer de mama. Esses investimentos foram essenciais para atuação da organização em todo o território nacional, buscando, além das atividades já previstas para o período, minimizar as consequências da pandemia de Covid-19 na vida das mulheres.

foto
Reprodução

Diante da necessidade do distanciamento social para conter a disseminação do coronavírus, os índices de violência contra a mulher sofreram crescimento considerável, com aumento de 22% nos casos de feminicídios nos primeiros meses de isolamento, em comparação ao mesmo período em 2019 – de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Além disso, a quantidade de exames de detecção precoce do câncer de mama também foi drasticamente reduzida, com uma queda de 50% no número de mamografias realizadas até julho de 2020, quando comparado ao mesmo período de 2018 e de 2019. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de mais de 50% de casos não diagnosticados de câncer no Brasil.

“Diante deste cenário, percebemos que precisávamos agir rapidamente para ajudar mulheres que, por medo da contaminação e disseminação do vírus, deixaram de realizar seus exames preventivos e se mantiveram confinadas com seus agressores. Por isso, convocamos nossa rede de parceiros e voltamos os nossos investimentos para iniciativas e serviços que visavam acolhê-las e garantir o seu bem-estar, independente das barreiras sociais e geográficas existentes”, afirma Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

Um dos serviços oferecidos é o Programa Você Não Está Sozinha, criado durante a pandemia, que inclui atendimento psicológico, assistência social, orientação jurídica e auxílio-transporte para que a mulher possa se deslocar para um local em que se sinta segura, como uma rede de apoio, abrigo, hospital ou delegacia. A porta de entrada para o programa é a assistente virtual Ângela, desenvolvida em 2020 para auxiliar com atendimento discreto, via mensagens de texto no WhatsApp. A Ângela é um chatbot capaz de identificar o grau de risco e vulnerabilidade que a mulher se encontra a partir de perguntas simples, direcionando-as aos serviços de apoio adequados. Até o final de 2020, mais de 8 mil mulheres foram atendidas pela Ângela. Em 2021, apenas no primeiro semestre, mais de 7.600 acessos foram registrados no chatbot e mais de 3 mil atendimentos psicológicos foram realizados.

Outro programa importante implementado durante a pandemia foi o programa #CuidemosDelas, através do qual Representantes e Empresárias da Beleza Avon têm acesso a serviços gratuitos de apoio à saúde física e mental por meio de um canal 0800, que inclui assistência psicológica e social e a Central de Saúde 24h, responsável por esclarecer dúvidas sobre a Covid-19. O Instituto Avon investiu cerca de R$ 1,1 milhão de reais nessa iniciativa em 2020, o que possibilitou suporte emocional, social e clínico de 4.516 representantes entre abril e outubro de 2020.

Logo no início da pandemia, também foi criada a campanha #IsoladasSimSozinhasNão, que recebeu um investimento do Instituto Avon de mais de R$ 893 mil em ações de conscientização e engajamento na prevenção e enfrentamento da violência doméstica durante o isolamento social, trazendo visibilidade ao tema. Também foram investidos R$ 2 milhões no Fundo de Investimento Social Privado pelo Fim das Violências contra Mulheres e Meninas, criado pelo Instituto Avon e pela rede hoteleira Accor com o objetivo de combater o impacto da violência na vida de mulheres durante a pandemia por meio do abrigamento, segurança alimentar, suporte jurídico e psicológico, capacitação e inserção socioeconômico e fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres.

Já para auxiliar na conscientização sobre o câncer de mama, uma das principais iniciativas patrocinadas pelo Instituto Avon foi o Ligue Câncer, canal viabilizado pelo Instituto Oncoguia que recebeu um investimento de R$ 221 mil. O objetivo do projeto é tornar mais acessível o atendimento especializado a qualquer pessoa que tenha dúvidas sobre tratamentos, diagnósticos, direitos e qualidade de vida de pacientes com câncer. Em 2020, foram realizados 534 atendimentos de pacientes de câncer de mama e familiares.

Ao todo, o Instituto Avon já investiu, desde a sua fundação, mais de R$ 170 milhões em mais de 350 projetos sociais em prol de mulheres e meninas em todo o Brasil, impactando positivamente mais de 6 milhões de brasileiras e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.

O Instituto Avon trabalhou ativamente durante o isolamento social para eliminar barreiras geográficas e sociais impostas pela pandemia, buscando soluções que melhorassem a qualidade de vida e acesso a direitos das mulheres com câncer de mama e em situação de violência. “No pilar de detecção precoce do câncer de mama, por exemplo, investimos mais de R$1 milhão em projetos. Para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas desenvolvemos iniciativas tecnológicas e inovadoras como a assistente virtual Ângela que, sem o uso da voz, direciona as mulheres para uma ampla rede de apoio e acolhimento”, conclui Daniela Grelin.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.