Viola Davis e Esther Duflo são as estrelas do evento Cidadão Global 2020

Viola Davis e Esther Duflo são as estrelas do evento Cidadão Global 2020
Divulgação

Nas duas primeiras edições, em 2017 e 2019, o premiado evento Cidadão Global, idealizado por Santander Brasil e Valor Econômico, iniciou uma série de palestras e debates sobre o que significa ser um cidadão do século 21, com a participação de figuras como o presidente Barack Obama e o historiador israelense Yuval Harari. Neste ano, em um formato 100% digital e gratuito, no dia 21 de outubro, das 9h às 11h20, as grandes atrações são duas mulheres expoentes em suas áreas de atuação – a laureada atriz americana Viola Davis e a ganhadora do Prêmio Nobel de Economia Esther Duflo .

O tema do Cidadão Global 2020 é o futuro da globalização nas vozes de quem transforma o mundo. Segundo os organizadores, a crise imposta pela pandemia trouxe duas grandes constatações. A necessidade de salvar vidas fez com que os Estados, iniciativa privada e organizações se mobilizassem de maneira inédita. Ao mesmo tempo, o mundo globalizado como o conhecíamos não será o mesmo.

“A dinâmica da geração de riquezas e os mecanismos de governança mundial serão afetados. Precisamos refletir sobre como isso vai impactar a vida das nações e das pessoas. A sociedade assistiu a manifestações de solidariedade e filantropia e viu a eclosão de movimentos pró igualitarismo no auge da crise, pleiteando transformação social. É neste contexto que pensamos a programação do fórum Cidadão Global 2020”, explicam os organizadores.

O programa terá abertura de Sérgio Rial, CEO do Santander Brasil, e palestras de Viola Davis e Esther Duflo. Segundo o executivo, o evento tem a missão de refletir os mais importantes aprendizados que tivemos na maior crise do nosso tempo. “Esther Duflo e Viola Davis representam uma humanidade mais integrada, capaz de enfrentar desafios com uma visão ampla, diversa. São vozes que inspiram as gerações futuras e que mostram aonde podemos chegar quando focamos no talento e na vontade de fazer o certo”, ressalta Rial.

Viola Davis é atriz, produtora e ativista americana, única mulher negra a conquistar o Triple Crown of Acting (Tony, Oscar e Emmy). Aos 55 anos, foi considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do planeta em 2012 e em 2017.

Viola estrela com Chadwick Boseman (morto em agosto) o longa A Voz Suprema do Blues, com lançamento previsto para dezembro na Netflix. Neste momento, sua produtora Simpson Street está rodando um a série sobre as primeiras-damas americanas e Viola vai encarnar o papel de Michelle Obama.

Conhecida mundialmente pela protagonista Annalise Keating da série How to Get Away With Murder (ABC – 2014 e 2020 e no Brasil Sony, Globo e Netflix), Viola Davis é graduada na Juilliard School, em 1993, e é considerada uma das maiores e mais versáteis atrizes das artes cênicas da atualidade. O conjunto de sua obra reforça a preocupação com as mensagens que passa adiante. Filmes como Dúvida (2008), Histórias Cruzadas (2011) e A Luta por um Ideal (2012) lidam com assuntos urgentes – racismo, igualitarismo, feminismo e dignidade humana.

“Sinto como se toda a minha vida fosse um protesto. Minha produtora é meu protesto. Eu não usando peruca no Oscar de 2012 foi meu protesto. É uma parte da minha voz, assim como me apresentar a você e dizer: Olá, meu nome é Viola Davis”, define a atriz.

Esther Duflo é a pessoa mais jovem a conquistar um prêmio Nobel de Economia (2019) e a segunda mulher a fazê-lo. Ela é uma economista franco-americana, co-fundadora e diretora do Laboratório de Ação contra a Pobreza Abdul Latif Jameel (J-PAL) e professora de Economia da Alívio à Pobreza e Desenvolvimento no MIT.

Sua pesquisa se concentra em questões microeconômicas nos países em desenvolvimento, incluindo comportamento familiar, educação, acesso a finanças, saúde e avaliação de políticas. Tem sido uma força motriz no avanço de experimentos de campo como uma metodologia importante para descobrir relações causais na economia.

SERVIÇO
Cidadão Global 2020
Data: 21 de outubro de 2020
Horário: 9h às 11h20
Link para inscrição: cidadaovalorsantander.com.br

Sobre Victor Miller 75 Artigos
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.