A sede do Quabales, no Nordeste de Amaralina em Salvador, é o cenário escolhido para o videoclipe do grupo com as cantoras Daniela Mercury e Preta Gil.
A galera agita e grita, Balacubaco essência do amor” diz a letra de “Balacubaco – Up and Down”, canção escrita e produzida por Marivaldo dos Santos, o artista baiano radicado em Nova Iorque, onde integra há 23 anos o elenco do consagrado espetáculo off-Broadway “STOMP!”, e que há 8 anos resolveu criar, no Nordeste de Amaralina, seu projeto social e artístico, Quabales.
Na foto acima, estão Vitor Portella, Daniela, Marivaldo, Preta e Carlo Caroline.
Quabales é fruto do sonho de Marivaldo, que nasceu e se criou no nordeste de Amaralina. Mais que um grupo artístico de canto, percussão e performance, que já se apresentou em todo o Brasil, incluindo o Rock in Rio em 2017 no palco Sunset, Estados Unidos e Europa, Quabales é principalmente um projeto social, que atende diariamente a 350 alunos, entre 3 e 87 anos de idade, onde participam de aulas de violão, canto, percussão performática, dança, capoeira, robótica, inglês e reforço escolar.
“A ideia do Quabales é abrir portas e proporcionar, a quem participa, a experiência de aprender a se expressar e expandir seus horizontes tendo acesso à informação. Eu nasci no nordeste de Amaralina e resolvi compartilhar com a comunidade muito do que aprendi e acredito, mas não estou só, somos muitos nessa corrente” diz Marivaldo.
Esse sonho não seria possível se não fossem os inúmeros padrinhos e madrinhas que colaboraram com verbas, divulgação e parcerias, e que viabilizam a manutenção desta importante iniciativa que tem na música seu principal veículo de transformação, conexão e expansão.
Preta Gil e Daniela Mercury fazem parte do time de madrinhas e padrinhos e foram as primeiras convidadas por Marivaldo para gravar uma das canções que estarão no álbum “Essa é a Bahia”, que o Quabales lançará em 2020.
Segundo Marivaldo, “Balacubaco” é uma mistura do “pagodão” baiano com o hip hop em uma linguagem original, universal e dançante. “É o paredão dentro do gueto, fiz essa mistura que tem em sua letra uma parte em inglês “modificado”, precisamos falar com o mundo e espalhar nosso som e essência do amor. É uma música de linguagem diferente, dançante e performática” completa o autor.
As cantoras dividem os vocais da canção com os integrantes do Quabales, Vitor Portella e Carol Caroline e, juntos, gravam o videoclipe na sede do projeto em Salvador. Dirigido por Chico Kertész e produzido pela Macaco Gordo, o clipe terá a coreografia de Nildinha Fonsêca, professora, coreógrafa e solista do Balé Folclórico da Bahia, e artistas do próprio grupo, além de bailarinos da comunidade.
“Sou grande admiradora do trabalho de Marivaldo, um baiano que ganhou o mundo e tocou com grandes artistas como Sting e Paul Simon, mas que faz o maior esforço para devolver a sua gente aquilo que a vida lhe deu e ensinou. Cantar ao lado de Daniela e dos artistas do projeto na minha Bahia querida é um grande presente. Daniela é para mim uma grande referência artística, que me inspira com sua força e expressão. Quero ver o Quabales ganhar o mundo e inspirar muitas pessoas, não é mais uma música, mais um projeto, é um projeto social genuíno feito de sonho, muito trabalho e suor. Quabales é um exemplo que merece todo nosso apoio e aplausos ” afirma Preta Gil.
“Eu amo o Quabales, já fiz várias apresentações com eles. Carol Caroline é uma cantora talentosíssima e junto com Vítor Portella e os demais músicos fazem um time rico em talento. Marivaldo dos Santos cria, coreografa e produz as faixas musicais do Quabales com grande originalidade e beleza cênica. Conheço e acompanho o trabalho de Marivaldo desde de antes do Quabales nascer e adoro a proposta do grupo. Quando ouvi “Balacubaco” tive vontade de gravar e então veio a ideia de cantar junto com Preta e eu achei maravilhoso. A música está poderosa e diferente de tudo!!! Tenho certeza que é um sucesso. É muito importante reforçar o trabalho do Quabales pela riqueza musical e beleza das performances e pelo trabalho social que tem iluminado a vida de muitos jovens do Nordeste de Amaralina. O mundo tem que conhecer o Quabales e estamos juntos nessa música e na vida para isso!” ressalta Daniela Mercury.
O resultado dessa parceria inédita será lançado em 31 de janeiro em todas as plataformas digitais, Youtube e serviços de streaming.
O crédito das fotos é de Célia Santos @celiasantosfotos
Deixe uma resposta