O Brasil possui um imenso repertório de festas e manifestações populares, cujas tradições são vividas desde a infância. A inserção das crianças na vida comunitária e a relação delas com o brincar coletivo será abordada na programação paralela da 45ª edição da série Ocupação, realizada pelo Itaú Cultural que, em parceria com o Instituto Alana, desta vez homenageia a educadora Lydia Hortélio. Haverá, dia 7 de agosto, às 19h30, o encontro ‘Criança, música e cultura popular’, que contará com a exibição do documentário “Terreiros do Brincar”, seguido por um bate-papo com o pesquisador e professor da Faculdade de Educação da USP, Marcos Ferreira, e com a coordenadora do programa Território do Brincar, do Instituto Alana, Renata Meirelles.
O documentário, dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, revela – por meio de imagens das festas em comunidades tradicionais e entrevistas com especialistas – como se dá a participação das crianças em vinte manifestações populares presentes em seis Estados brasileiros, se aprofundando em temas como a transmissão de saberes intergeracionais e a força do fazer coletivo.
“O filme ‘Terreiros do Brincar’ vem para descortinar o oculto e pouco difundido encanto e magia que envolvem os festejos populares, e lançar luz sobre a riqueza das brincadeiras e da convivência social, que dão sentido de existência para essas pessoas. O longa também retrata como as culturas tradicionais dos caiçaras, quilombolas, ribeirinhos, caipiras, jangadeiros, pantaneiros, sertanejos, entre outras, se relacionam com o brincar dentro dessas manifestações”, diz Renata Meirelles.
Serviço:
Encontro: Criança, música e cultura popular
Exibição do documentário “Terreiros do Brincar”, seguido por bate-papo com Marcos Ferreira e Renata Meirelles
Data: 07/08/2019, horário: 19h às 21h30
Local: auditório Itaú Cultural (224 lugares) – São Paulo
Deixe uma resposta