Projeto Carnaval é Arte encerra programação com Bloco Ritaleena e liveshow do Bloco do Adorno

Novo projeto do Bloco do Adorno, CARNAVAL É ARTE, convidou para um bate papo virtual 12 blocos de rua de São Paulo, para que o público conheça quem são as pessoas que agitam e fazem acontecer o carnaval na cidade.

Durante todo o projeto, que começou em janeiro de 2021, participaram da programação: Bloco Pagú, Bloco Tins & Bens & Tais, Espetacular Charanga do França, Bloco Belas e Empreendedoras, Bloco da Mamma, Bloco do Pequeno Burguês, Bloco Amoribunda, Bloco Família Carmosina, Bloco Belo Gole, Bloco Carnavalesco Boêmios da Madame e Bloco Gambiarra.

foto
Reprodução

O último bate-papo acontece no dia 20 de junho, com o Bloco Ritaleena, às 16h, e no dia 27 de junho, o encerramento fica por conta de uma liveshow diferente do Bloco do Adorno, às 16h. Tudo é transmitido pelo canal Bloco do Adorno, no Youtube.

Essa liveshow é uma grande conversa com aqueles que levantam a galera durante as apresentações do Bloco, ou seja, os músicos e cantores. Participam dessa apresentação de forma remota: Alex Dias, Bruno dos Anjos, Carô Carvalho, Danilo Buiu, Ivan Brito, Michel Lopes, Renata Araújo, Tati Daré, Thiago Adorno, Thiago dos Anjos, Vânia Carvalho, Vítor da Candelária, Will Anderson e Will Robson.

Desde 2016, Thiago Adorno coloca o BLOCO DO ADORNO na rua no bairro da Lapa em São Paulo. Na última edição, em 2020, 8 mil foliões ocuparam a rua Faustolo durante a passagem do Bloco. Para este começo de ano que seria a época dos aquecimentos para o Bloco, com ensaios abertos ao público, os integrantes do Bloco, a atriz e gestora cultural Renata Araújo, o ator e fundador do bloco Thiago Adorno e o percussionista Vitor da Candelária, resolveram criar uma alternativa virtual que trouxesse um pouco do sabor dos encontros tão festivos dos eventos pré-carnaval e homenageasse esse importante aspecto da cultura brasileira.

O projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc começou em janeiro e cada encontro foi feito por lives/encontros conduzidas pelos integrantes do Bloco do Adorno em formato de entrevista, sendo distribuídas pelos canais da Secretaria Municipal de Cultura e redes sociais do Thiago Adorno.

Thiago Adorno, criador do Bloco, conta que se fosse possível, tudo o que queria era ir pra rua. “Queria gritar que eu amo carnaval, cantar, abraçar e beijar meus amigos do Bloco do Adorno lá na Lapa. O projeto “Carnaval é Arte” são todas essas vontades juntas, transformadas em 12 encontros Online para o Carnaval 2021.”, explica.

Thiago Adorno fala sobre os desafios dos últimos 4 anos, a importância dos temas abordados em cada ano, sua visão de criação artística e formas de levantamento de recursos para os desfiles. Renata Araújo aborda as relações do entorno nos bairros, a relação com o poder público e a relação entre o Bloco do Adorno e o bairro da Lapa. Vitor da Candelária discute aspectos de organização musical, ensaios, instrumentos e repertório para cada apresentação.

Renata Araújo diz que ser parte de um Bloco de Carnaval de Rua é ter um sentimento imensurável pelo folião de devoção, afinal são meses de trabalho para um só dia ao lado dele nas ruas. “Esse mesmo sentimento permeia o projeto Carnaval é Arte, que entra pedindo licença na casa de cada um e abrindo a nossa intimidade, nossas histórias, nossas marcas de todos os aprendizados, que são multiplicados por 12 e que contam uma história em comum, essa é a Arte que invade as ruas, e em tempos pandêmicos, as casas pelas redes sociais. Uma nova experiência baseada no mesmo amor e devoção”, conta a produtora do bloco.

Para Vitor da Candelária, o programa “Carnaval é Arte” não leva apenas o bloco como produto final para as pessoas, ele leva a essência e mostra o bloco por dentro, de uma maneira que nenhum folião teria acesso até esse projeto. “Com isso despertamos um interesse grande por cada trabalho, levá-los para rua não dá, mas estamos trazendo-os aos bastidores!”, completa o percussionista.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.