Festival Digital Palco Giratório encerra com espetáculo baiano

O último espetáculo do projeto Festival Digital Palco Giratório será ‘Salão’, do grupo baiano Casa 4, no dia 16 de outubro, às 20h, com transmissão pelo canal do youtube do Sesc Brasil. Amor, breguice e viadagem conduzem o ‘dois pra lá, dois pra cá’ de Salão, primeiro espetáculo do coletivo Casa 4. Em cena, busca-se repensar os estereótipos de gênero que tradicionalmente envolvem as danças de salão e excluem outras possibilidades de dançar a dois.

foto
Reprodução

Sobre o Casa 4

O Casa 4 nasce das inquietações de um grupo de amigos dançarinos, gays e com experiência nas danças de salão. Em suas pesquisas artísticas, o coletivo busca criar possibilidades de dançar a dois que respeitem as individualidades de seus intérpretes-criadores e não se limitem a binarismos como condutor-conduzido, dama-cavalheiro, ativo-passivo. Desde a sua criação, o Coletivo Casa 4 tem o objetivo de difundir o respeito à diversidade através de suas ações artísticas em dança. Espetáculos, workshops, bate-papo e apresentações são algumas das proposições realizadas pelo grupo que já integrou a programação de eventos ligados à comunidade LGBTQIA+, Festivais de Dança e Congressos de Dança de Salão. Em novembro de 2017, o grupo estreou seu primeiro espetáculo: “Salão”. Em junho de 2019, o Casa 4 estreou seu segundo trabalho: Me Brega, Baile!

Sobre o Festival

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo: o Festival Digital Palco Giratório. A 23ª edição teve início no dia 30 de setembro e serão 17 transmissões ao vivo dos espetáculos, pelo canal do Youtube Sesc Brasil. Elas vão substituir o circuito que, antes da pandemia, rodava o país de forma presencial. Os espetáculos são dos grupos selecionados para a edição de 2020.

O grande diferencial deste ano é a forma de construção da programação. Os espetáculos serão realizados presencialmente nos teatros do Sesc nos estados (sem público) e transmitidos para todo o Brasil. Se por um lado o artista não terá contato físico com a plateia, em função da necessidade de isolamento social, por outro, as transmissões vão dar a oportunidade dos grupos ampliarem sua visibilidade e serem vistos por um público muito maior, pois a plateia poderá estar em todos os lugares ou regiões do país.

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação. Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história.

A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.

Serviço:

Festival Digital Palco Giratório – Salão (BA)

Data: 16 de outubro

Horário: 20h

Exibição: youtube Sesc Brasil – https://www.youtube.com/user/SescBrasil

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.