Estrela da nova edição da Revista Pop-se, Erika Januza fala sobre o papel da mulher negra na sociedade

Estrela da nova edição da Revista Pop-se, Erika Januza fala sobre o papel da mulher negra na sociedade
Foto: Victor Affaro

Em sua quinta edição, a nova revista POP-SE que está chegando às bancas e livrarias de todo o país discute, entre outras pautas, racismo e anti misoginia. Para a capa, a convidada é a atriz Erika Januza. No recheio da publicação, que tem 400 páginas, a diva surge em um ensaio fotográfico de Victor Affaro sob a direção criativa de Allex Colontonio e André Rodrigues e concede uma longa entrevista à editora Ana Paula de Assis, não se esquivando de perguntas sobre sua trajetória artística e o papel da mulher negra na sociedade e preconceito, por exemplo.

Sobre este último aspecto, ela assume: “Já fui aquela que se calava diante do preconceito. E eu entendo quem se cala. É um tipo de violência que a gente não está preparada. Ele acontece do nada e só por causa da cor da sua pele. Hoje, entendo que o preconceito pode acontecer em qualquer lugar e eu não o deixo passar. Se for preciso, vou para a Justiça. Racismo é crime! E temos a lei para nos defender. Não me calo diante de racistas”, afirma.

“Ter a Erika Januza na capa, uma das atrizes mais deslumbrantes da nova geração, era um desejo antigo da nossa editora-chefe, Ana Paula de Assis. Compramos a ideia imediatamente e preparamos uma superprodução muito autoral, repleta de códigos de empoderamento, antimisoginia, antirracismo, bandeiras hasteadas desde o nosso primeiro número”, explicam os publishers Colontonio e Rodrigues.

Ainda sobre a entrevista concedida, Erika diz: “Entendi que muitas meninas negras veem em mim a possibilidade de se inspirarem e acreditarem que podem ter um futuro melhor. E é isso o que eu quero incentivar. Quero que elas sonhem e acreditem que podem ter o que desejam. Com muita luta e foco, mas é possível, sim. Como mulher negra, a minha luta é manter as portas abertas para todas as outras que virão. Assim como fizeram no passado. Se hoje estou aqui é porque existiu uma Ruth de Souza, é porque existe uma Zezé Motta e eu quero preservar essa porta que elas abriram…”.

ERIKA JANUZA – FICHA TÉCNICA – POP-SE

  • Conceito, direção e criação: @decornautas por @allexcolontonio + @r_andreh + Ana Paula de Assis @anapauladeassis_
  • Fotografia: Victor Affaro @victoraffaro
  • Moda: Bruno Oliveira @brunoliveira
  • Beleza: Walter Lobato @walterlobato_ + Renan Tavarez @eurenantavarez
  • Tratamento de imagem: @rgimagem
  • Adestrador: Cleber Santos @comportpet
  • Samoiedas: Soha e Zion Zabaglione Tapioca Sputnik
  • Assistente de fotografia: Bruno Conrado @br.conrado
  • Musa da capa: @erikajanuza veste mantô Bruno Oliveira
  • Vídeo: @pilints
  • Agradecimento: @picsdv
  • Trilha: @pilmarques feat. @babydobrasiloficial
Sobre Victor Miller 75 Artigos
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.