EMICIDA, TUYO, MC MARKS E JESSICA CAITANO ESTÃO NO FESTIVAL ATLAS DAS JUVENTUDES QUE ACONTECE DE FORMA ONLINE E GRATUITA ENTRE OS DIA 9 E 12 DE JUNHO

O rapper Emicida, a banda TUYO, o funkeiro Mc Marks e a repentista Jessica Caitano estão entre os nomes que compõem a programação do Festival Atlas das Juventudes, que acontece dos dias 9 a 12 de junho. O evento marca o lançamento do Atlas das Juventudes, a plataforma mais completa e diversa sobre as juventudes atuais, resultado de uma extensa pesquisa nacional que durou dois anos, coordenada pelas redes de organizações Em Movimento e Pacto das Juventudes pelos ODS, e que mapeou e destacou quem são os brasileiros de 15 a 29 anos.

foto
Reprodução

Dentro da programação, será lançado também a pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus, coordenado pelo CONJUVE junto a outras organizações, que em sua segunda onda ouviu mais de 68 mil jovens de todo o Brasil de março a maio de 2021, e traz importantes descobertas sobre os impactos atuais da pandemia na vida das juventudes.

“Vivemos um momento crucial para garantir a inclusão e sustentabilidade das nossas juventudes. Por isso realizamos uma extensa pesquisa e envolvemos uma grande diversidade de organizações para que qualquer ator da sociedade possa utilizar os dados em prol de garantir os direitos das juventudes. Para que a pesquisa chegue em quem precisa chegar, faremos um grande festival com diversas atrações para chamar a atenção sobre as potencialidades e os desafios que os jovens vivem hoje no Brasil”, diz Mariana Resegue, co-realizadora da pesquisa e secretária executiva do Em Movimento.

O evento conta com atividades nas mais diversas linguagens, formatos e plataformas, possibilitando a integração da comunidade científica, as organizações e as juventudes para a reflexão sobre as questões identificadas na pesquisa. Online e gratuito, o festival entende a potência plural dos territórios que as diversas juventudes brasileiras estão inseridas e busca difundir pautas emergentes e urgentes para a construção de um futuro melhor para a maior geração de jovens da história do país. Além das apresentações musicais, o Festival Atlas das Juventudes também apresenta mesas de debate, oficinas, mesas de apresentação e diversas apresentações culturais.

“O Festival será um momento de reconhecimento e celebração da diversidade e das potencialidades da maior geração de jovens da história do país, mas também um importante espaço para o debate sobre os principais desafios, caminhos e perspectivas em um contexto de violação de direitos, agravados pela pandemia do coronavírus”, afirma Marcus Barão, presidente do CONJUVE e co-realizador do Atlas.

O Atlas das Juventudes foi realizado com o apoio do Instituto Sicoob, Instituto Arapyaú, Itaú Educação e Trabalho, Legado para a Juventude Brasileira, Fundação Arymax, Fundação Roberto Marinho, C de Cultura, Eureca e GOYN. Os parceiros são Fundação Arymax, Ashoka, Impact HUB São Paulo, Instituto Arapyaú, Instituto Elos, Historiorama, Grupo +Unidos, Brasil Junior, Choice, Conaje, Engajamundo, British Council, Parque Social, AIESEC, TETO, Presentizmo, Escoteiros do Brasil, FGV Social, Instituto Update, Rede Globo, Unesco Brasil, GIFE, CONJUVE, e Fundação FEAC.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL ATLAS DAS JUVENTUDES

Durante quatro dias, o Festival Atlas das Juventudes conta com apresentações musicais, pocket shows, performances de slam, debates, oficinas, mesas e conferências.

PROGRAMAÇÃO

09 de junho

18h às 21h

18h: Abertura: Atlas das Juventudes com Marcus Barão e Mariana Resegue

18h45: Poetry Slam com Bixarte

19h: Debate 1: O que pensam as juventudes?

20h: Show: Emicida

10 de junho

14h às 22h

14h: Oficina: “Diálogo intergeracional das juventudes transformadoras” com Jovens Transformadores ASHOKA

15h30: “Juventudes e a Saúde integral” com Agenda Jovem Fiocruz

18h: Mesa: Qualitativa Atlas das Juventudes – Talk Inc.

19h20: Slam: Meimei Bastos

19h30: Mesa: Síntese de Evidências do Atlas das Juventudes – Instituto Veredas

20h30: Slam: Jessica Caitano

20h45: Mesa: “A cultura como geração de renda e trabalho”

21h35: Pocket Show: Nayra Lays

11 de junho

14h às 22h

14h: OFICINA: “Direitos sexuais e reprodutivos” com FEAC e Reprolatina

15h30: OFICINA: “Card Jovem: Trabalho e habilidades socioemocionais” com GOYN

18h00: Mesa: “Juventudes e a pandemia do coronavírus”
19h30: Curta: “A Conta Fica Para A Juventude”

19h45: Pocket Show: Wera MC

20h05: Debate: “A inclusão produtiva das juventudes” com GOYN e Grupo +Unidos

20h45: Slam: Midria

20h55: Debate: “Juventudes Negras”

21h40: Pocket Show: TUYO

12 de junho

14h às 17h

14h15: Debate: “Juventudes em defesa do planeta”

14h55: Slam: Tonyyyymon

15h05: Debate: “Qual o futuro da educação pós pandemia?”

16h: Show: Mc Marks

 

SERVIÇO

FESTIVAL ATLAS DAS JUVENTUDES

De 09 a 12 de junho

Das 14h às 22h

Gratuito

Onde ver: http://bit.ly/CanalAtlasdasJuventudes

Mais informações: raiany@emmovimento.org.br

SOBRE EM MOVIMENTO

O Em Movimento é uma aliança de organizações que atuam dando suporte às juventudes para que possam mudar o mundo e fazer com que cada vez mais jovens se engajem, se desenvolvam e tenham acesso às oportunidades oferecidas pelo campo social.

Com quase oito anos de história, o Em Movimento pauta o lugar de fala das juventudes, a diversidade e a inclusão a partir de uma atuação baseada em Inteligência Coletiva; Mobilização de jovens e Ampliação do Radar das Organizações; e Articulação das juventudes e dos atores que trabalham apoiando o desenvolvimento das juventudes. Por acreditarmos nas potencialidades das juventudes, nosso objetivo é comunicar, pesquisar, ampliar e articular oportunidades com e para as diferentes juventudes brasileiras.

Nossa aliança é composta por sete organizações – Instituto Arapyaú, Ashoka, Itaú Educação e Trabalho, Impact Hub São Paulo, Instituto Elos, e Grupo +Unidos.

https://www.emmovimento.org.br/

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.