Avon e Indique Uma Preta concluem programa Sou Potência, com foco na contratação de estagiárias negras

A Avon e a consultoria Indique Uma Preta, especializada na conexão entre mulheres negras e mercado trabalho, atuaram em parceria para realização do Sou Potência, programa exclusivo para seleção, capacitação e contratação de estagiárias negras. O programa, após diferentes etapas de desenvolvimento, chega à conclusão com cinco candidatas contratadas para as áreas de Marketing, Compras, Logística e Finanças da multinacional de cosméticos.

Reprodução

“Acreditamos no Sou Potência como reflexo das tantas potências que existem no mercado e temos trabalhado para fortalecer nossas ações de inclusão e equidade étnico-racial. O programa fortalece o nosso compromisso com a representatividade e a diversidade dentro e fora da empresa e promove às profissionais uma jornada de troca, aprendizado e construção junto à Avon, garantindo seu desenvolvimento”, afirma Daniella Moura, diretora de Recursos Humanos da Avon Brasil.

Com foco em sua evolução profissional, as candidatas selecionadas terão acesso a uma mentoria personalizada da Indique Uma Preta durante o período de contrato com a Avon, que é de no mínimo 1 ano. Durante toda a jornada inicial, o acompanhamento também terá olhar direcionado ao aspecto humano, com foco no crescimento e satisfação profissional das contratadas, incluindo o acesso gratuito a cursos de inglês oferecidos pela Avon.

“Dar visibilidade à potência criativa de mulheres negras é e sempre será o nosso maior propósito. Potencializar essa missão ao lado das candidatas e da Avon durante o processo seletivo foi transformador – não apenas para a consultoria, mas para as mulheres que participaram conosco. Esperamos ampliar essa discussão, trazendo impacto e sensibilização para toda a sociedade e o mercado de trabalho”, comenta Daniele Mattos, sócia cofundadora da Indique Uma Preta.

As finalistas garantiram um certificado de participação do Sou Potência, receberão um retorno personalizado sobre sua performance durante o programa e, ainda, terão uma sessão de mentoria individual com as sócias do Indique Uma Preta. As ações visam o crescimento profissional das participantes, com pontos de desenvolvimento e força para embarcarem no mercado de trabalho. Já as mulheres que não foram selecionadas para essa edição do programa, terão seus currículos divulgados nas redes sociais da empresa de consultoria ao longo de setembro, em publicações individuais e personalizadas com foto, história de vida e experiências profissionais, estimulando novas oportunidades às profissionais.

Como funcionou o programa

Além de etapas tradicionais, como cadastro de currículo, testes de perfil e fit cultural, o Sou Potência ofereceu um programa de formação virtual para as finalistas, com duração de quatro dias, desenvolvido para promover aprendizado para a carreira das candidatas e incentivar a troca de experiências. Entre as atividades, a participação de gestores e colaboradores da Avon e da Indique Uma Preta para mentoria em grupo e conversas sobre a multinacional de cosméticos e dicas profissionais, além de uma mesa redonda sobre a potência da trajetória das mulheres negras como alavanca criativa para o mercado de trabalho, que contou com a presença de Regina Célia Barbosa, gerente de Causas do Instituto Avon, Carolina Gomes e Stephany Cristine, coordenadora de Planejamento de Comunicação e trainee da Avon, respectivamente.

As finalistas

O processo seletivo contemplou todas as faixas etárias, ampliando a oportunidade para mais pessoas – na edição, as candidaturas variaram dos 20 aos 42 anos. As candidatas escolhidas para as vagas de Marketing foram as estudantes Marise Silva Jesus e Nathalia Ferreira. Marise tem 27 anos e uma experiência de quase sete anos na área de saúde, como auxiliar técnica em exames oftalmológicos, tendo iniciado sua transição de carreira durante a pandemia por meio de um curso técnico em marketing. Já Nathalia (24) é formada em técnico de Gestão e Planejamento de Eventos e Administração de Negócios, tendo atuado a maior parte da sua carreira em telemarketing antes decidir estudar Marketing.

Para as vagas em Compras, Logística e Finanças, as selecionadas foram Dalila Gonçalves (20), Itana Santo (25) e Thaiane Cristina (30), respectivamente. Dalila é estudante de Administração e programação e foi a primeira mulher de sua família a iniciar uma graduação, enquanto Itana é estudante de Química e nunca estudou logística, mas garantiu a vaga por seu perfil analítico e grande interesse em pesquisa. Thaiane estuda Ciências Contábeis, já estagiou no setor financeiro e sonha em construir uma carreira na área, mas recentemente enfrentou obstáculos, como a dificuldade para se recolocar no mercado de trabalho após se tornar mãe.

Compromisso Antirracista

O Sou Potência é uma das iniciativas da Avon pela expansão da equidade étnico-racial da companhia, objetivo potencializado pelo Compromisso Antirracista da marca. “O programa fortaleceu a presença de candidatas de diversas gerações, regiões, formações e vivências – uma experiência inspiradora que proporcionou não só trocas muito positivas entre as participantes, mas para a jornada de diversidade da Avon”, comenta a diretora de Recursos Humanos da empresa.

Entre as metas do compromisso, a contratação de 50% de pessoas negras em todos os processos seletivos – número ultrapassado no Programa de Estágio 2021, que contou também com 35% de mulheres negras; a obrigatoriedade de, no mínimo, uma pessoa negra como finalista para vagas dos cargos de liderança; 30% de mulheres negras na liderança da Avon até 2030, meta alinhada ao Compromisso pela Vida, do grupo Natura &Co; o letramento e a sensibilização de todo o quadro de colaboradores; e seguir com a priorização do protagonismo de mulheres negras nas redes sociais e campanhas da marca.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.