Tranças Nagô e dança afro são destaques da agenda do Museu Índia Vanuíre

Tranças Nagô e dança afro são destaques da agenda do Museu Índia Vanuíre
Reprodução

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Museu Índia Vanuíre, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, preparou uma programação especial durante o mês. Nesta semana, as primeiras ações abordam tranças Nagô e Box Brainds e a dança afro.

Com o intuito de enaltecer a beleza do cabelo das pessoas negras,, o crespo e natural, além de valorizar a tradição e estética afro, Marisa Silva, cabeleireira e diretora da ONG Umont, apresentará técnicas de tranças, dreads e penteados. A oficina Tranças Nagô e Box Brainds será veiculada nas redes sociais na terça-feira (10).

Na quarta-feira (11), o Museu convidou o público para a ação Movimento e Expressão Ancestral. Marisa Silva ensiou movimentos básicos da dança afro que esteve presente no dia a dia e faz parte da essência humana.

Outra atividade com a participação do público será a Roda de Conversa com Museus da região. O Museu Índia Vanuíre unirá os equipamentos culturais da região para falar sobre os desafios e experiências das instituições culturais na pandemia. Quem quiser integrar o bate-papo pode se inscrever pelo e-mail contato@museuindiavanuire.org.br ou pelo telefone (14) 3491-2333. Será na quinta-feira (12), às 15h, via Google Meet.

No domingo (15), é dia de juntar a família para participar do Família no Museu (Em Casa) para confecção de um foguete. O brinquedo será construído com materiais recicláveis e, por meio de vídeo, a educadora Gabriela ensinará a reutilizar objetos de fácil acesso, que além de lúdicos, estimulam as crianças a desenvolverem a criatividade.

Além disso, o Museu Índia Vanuíre que nesta data, 15 de novembro, estará fechado para visitação presencial do público, devido às eleições municipais. Toda a programação é veiculada na página especial do Cultura em Casa: www.museuindiavanuire.org.br/culturaemcasa

Sobre Victor Miller 75 Artigos
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro

1 Trackback / Pingback

  1. DIVERSIDADE DA DANÇA GANHA ESPAÇO NO ESTAÇÃO LIVRE NA TV CULTURA

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.